Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35586
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBilro, Ricardo Jorge Godinho-
dc.contributor.authorPereira, Alice da Costa-
dc.date.accessioned2025-11-20T15:31:02Z-
dc.date.issued2025-10-24-
dc.date.submitted2025-09-
dc.identifier.citationPereira, A. da C. (2025). Designing a creative process model for start-ups [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35586por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35586-
dc.description.abstractThis project investigates the development of a step-by-step creative process model designed for start-ups like Ipik.travel. Observing creativity as a learnable and dynamic process, rather than an attribute or a concept. The creative process integrates macro and micro stages of the process, in order to build a comprehensive and learnable framework. The collected data was conducted through interviews and qualitative data of the company in question, followed by an extensive literature review of the subject. The final framework not only assists in supporting internal innovation of Ipik.travel but also enriches academic literature by providing a replicable and quantifiable model and map of the creative process.Este projeto visa analisar o modelo do processo criativo, concebido para startups como a Ipik.travel.por
dc.description.abstractEste modelo analisa a criatividade como um processo dinâmico e passível de ser aprendido, em detrimento de um atributo ou objecto. Deste forma, o processo criativo integra etapas macro e micro, a fim de construir uma estrutura abrangente e passível de ser aprendida. Os dados recolhidos foram obtidos através de entrevistas e dados qualitativos da empresa em questão, seguidos de uma extensa revisão da literatura sobre o assunto. A estrutura final, o mapa creativo, não só ajuda a apoiar a inovação e creatividade interna da Ipik.travel, como também pode ser adaptado para empresas com diferentes modelos e enriquece a literatura académica, fornecendo um modelo e um mapa replicáveis e quantificáveis do processo criativo.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCriatividade -- Creativitypor
dc.subjectCreative processpor
dc.subjectStartuppor
dc.subjectInovação organizacional -- Organizational innovationpor
dc.subjectTurismo -- Tourismpor
dc.subjectIpik.travelpor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.titleDesigning a creative process model for start-upspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid204028370por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2028-10-24-
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelO31por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_alice_costa_pereira.pdf
  Restricted Access
1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons