Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35716
Autoria: Lopes, Beatriz Isabel Carvalho
Orientação: Vaz, Maria João
Data: 30-Out-2025
Título próprio: Da ditadura à democracia: A crítica sociopolítica na Revista à Portuguesa
Referência bibliográfica: Lopes, B. I. C. (2025). Da ditadura à democracia: A crítica sociopolítica na Revista à Portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35716
Palavras-chave: Teatro de revista
Revolução de 25 de abril de 1974
Crítica sociopolítica
Censura -- Censorship
Revue theater
25 de Abril -- April 25 th
1974 revolution
Sociopolitical critique
Resumo: O teatro de revista em Portugal sempre se regeu, além dos figurinos extravagantes e dos números de comédia e musicais, pela crítica social e política. A presente dissertação explora a sua evolução. A metodologia privilegiada foi a análise qualitativa. Realizou-se um levantamento sobre o teatro de revista enquanto género teatral, bem como os aspetos específicos deste em Portugal. Conduziram-se três entrevistas a especialistas e concretizou-se uma análise de documentos históricos, os guiões das peças selecionadas, representativos do período da ditadura Salazarista e dos primeiros anos após a Revolução de 25 de abril de 1974. No guião da época da censura foram encontrados múltiplos cortes e nos guiões do tempo de liberdade encontrámos textos que expressam ideologias políticas opostas. No trabalho são analisados números específicos dos três textos que apresentam maior relevância. Foi possível concluir que a peça de 1958 apresenta uma forte crítica de costumes, além da crítica sociopolítica, enquanto as peças do período democrático contêm maioritariamente crítica sociopolítica, possivelmente devido à agitação política que então se vivia. A crítica que foi expressa mostra ser sempre marcada pelos condicionalismos do período que o país atravessava. Quanto ao futuro do teatro de revista em Portugal, este parece ser incerto. De acordo com as opiniões dos entrevistados, existe a possibilidade deste prosperar, mas também a hipótese do seu declínio, devido à existência de outros meios de entretenimento que vieram ocupar o seu lugar na atualidade, inclusive no que toca à crítica sociopolítica.
Beyond extravagant costumes and comedy and musical numbers, revue theater in Portugal has always been guided by social and political critique. This dissertation explores its evolution. The preferred methodology was qualitative analysis. A survey was conducted on revue theater as a theatrical genre, as well as its specific aspects in Portugal. Three interviews were conducted with experts, and an analysis of historical documents and scripts of selected plays, representative of Salazar’s dictatorship and the first years after the Revolution of April 25, 1974, was conducted. Multiple cuts were found in the scripts from the censorship era, while texts expressing opposing political ideologies were found in the scripts from the period of freedom. The study analyzes specific sections of the three most relevant texts. It was concluded that the 1958 play presents a strong critique of customs, in addition to sociopolitical critique, while the plays from the democratic period contain predominantly sociopolitical critique, possibly due to the political turmoil then underway. The critique expressed appears to be consistently influenced by the conditions of the period the country was experiencing. As for the future of revue theater in Portugal, it seems uncertain. According to the opinions of those interviewed, there is a possibility that it will prosper, but there is also the possibility of its decline, due to the existence of other means of entertainment that have come to take its place today, including when it comes to sociopolitical critique.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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