Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35763
Author(s): Domingues, L.
Monteiro, H.
Editor: Ana Azevedo
Anabela Sarmento
Luís Silva Rodrigues
Date: 1-Jan-2016
Title: Proposta de uma ferramenta de análise dos serviços partilhados da administração pública
Book title/volume: Atas da 16ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação
Pages: 444 - 461
Reference: Domingues, L., & Monteiro, H. (2016). Proposta de uma ferramenta de análise dos serviços partilhados da administração pública. In A. Azevedo, A. Sarmento, & L. S. Rodrigues (Eds.), Atas da 16ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (pp. 443-461). APSI - Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v16.00-00
ISSN: 2183-489X
DOI (Digital Object Identifier): 10.18803/capsi.v16.444-461
Keywords: Avaliação da performance em centros de serviços partilhados
Serviços partilhados na administração pública
Modelo SSAM
Abstract: Serviços Partilhados (SP) nas Administrações Públicas são soluções de modernização administrativa donde são esperados elevados resultados de eficiência à semelhança do sector privado. Serviços Partilhados é um conceito baseado numa estratégia colaborativa segundo a qual serviços transversais selecionados, comuns a diversas unidades de negócio de uma organização, são concentrados em unidades de negócio semiautónomas, com uma estrutura de gestão que promove a eficiência e eficácia. Os Centros de Serviços Partilhados apresentam as seguintes características: (i) fornecer atividades de suporte; (ii) fornecer serviços a clientes internos; (iii) garantir baixo custo; e (iv) garantir elevada qualidade. Estes serviços no sector público estão sujeitos a pressões dos Governos para atingirem resultados equivalentes aos do sector privado. A implementação destes serviços no sector público é árdua, complexa e enfrenta desafios ao nível de gestão de mudança organizacional, área financeira com elevados investimentos, redesenho de processos, competências dos recursos humanos e resistências à mudança e ainda as especificidades do domínio público e politicaconsolidação orçamental. Os resultados das avaliações destes Centros de Serviços Partilhados (CSP) são raros e desconhecidos do domínio público. A pergunta de partida que norteou esta investigação foi ”Como contribuir para a avaliação da implantação e do funcionamento dos SP do sector público?”. Utilizámos o modelo de análise Shared Services Analysis Model, i.e. SSAM, e construímos um conjunto de questões exploratórias abarcando todas as dimensões críticas e seus relacionamentos, nomeadamente Alinhamento de Mercado (AM); Governação de Serviços (GS); Compra - AM vs GS; Alinhamento Organizacional (AO); Prestação do Serviço - GS vs AO; Capital Intelectual (CI); Capital Organizacional - AO vs CI e Capital Relacional - CI vs AM, de modo a avaliar a eficácia e eficiência de um CSP.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:ISTAR-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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